19.12.05

natal-prendas-painatal...

O papanicolau é um exame que as gajas têm que fazer periodicamente depois de terem feito sexo ou depois dos 18, para ver se estão a ficar cancerosas*. Numa primeira fase a gaja despe-se da cinta pra baixo, deita-se numa maca, abre as pernas e põe-nas nuns ferros frios de modos a mantê-las abertas e numa posição jeitosa. Depois vem uma pessoa que percebe do assunto fazer o exame propriamente dito. O que essa pessoa faz é, com um cotonete comprido, colher umas células duma parte do utero, no entanto, e dado que a vagina é a atirar ao estreito e escuro, precisa de duas coisas: uma lanterna para alumiar, e um espéculo para escachar. (O espéculo é uma coisa em forma de pila que se mete na vagina e que funciona como uma pinça só que ao contrário). Depois de colhidas as células, pega no cotonete e espalha-as numa lamina de vidro que depois vai para o laboratorio ser analizada para dizer se as células estão ou não normais.
Conheço pessoas que consideram essencial fazer uma depilação extensiva antes de fazer o papa (nome carinhoso), outras que compram lingerie nova. Eu cá não ligo nenhum a essas coisas e não me aborrece por aí alêm fazê-lo (só me custa a parte do cotonete, que sinto-o a esfregar lá por dentro e faz-me impressão, mas é uma impressão parecida com a de trincar lã, ou pegar em palha de aço, não é nada de pessoal contra o papa).
Há coisas giras que acontecem durante o papa. Uma vez uma amiga minha partiu o espéculo. O namorado dela deve tar contente da vida, mas eu se fosse a ela não teria filhos por parto natural. Outra vez, fui fazer o papa e estavam lá alunos estagiários, um grupinho de cinco moços em idade casadoira a olhar pró meu utero por dentro. Deu-me alguma vontade de rir, mas não achei conveniente desatar aos risinhos com um cotonete enfiado na vagina. Mas o que me dá mesmo muita vontade de rir, é o meu médico pedir sempre licença...

*não me levem à letra que eu não sou médica

referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com