9.2.06

Ciúmes

Não sou ciumenta. Quer dizer, tenho alguns ciúmes do raio do futebol que me rouba a presença do homem todas as semanas, e dos jantares de copos para os quais não são convidada, e houve uma vez que vi um namorado todo amarrado a uma gaja em que me deu assim uma coisa que acho que poderia ser ciúme, mas que também podia ser despeito. Mas no geral não sou ciumenta.
Tenho uma amiga que se zanga com o marido sempre que ele olha mais tempo do que ela acha conveniente para uma gaja que passe na rua ou para a moça do anuncio do gás, outra que não deixa o marido ir a lado nenhum sem ela "porque as mulheres são todas umas malucas" e outra ainda que se dedica a fazer inquéritos ao namorado para averiguar se ele se anda a portar bem e ao que parece há até quem tenha ciúmes de pornografia.
Pois a mim nenhuma destas reacções me passaria sequer pela cabeça. E sou inclusive a primeira lá de casa a pensar "AH bouaaaa" quando a botija passa pela menina do gás (mas aqui pra nós que ninguém nos ouve, aborrecem-me um bocado aquelas sandálias...).
Durante muitos anos achei que esta minha maneira de ser se devia ao facto de eu achar que sou a melhor gaja do mundo (jeitosa, inteligente, bonita, com graça, sexy, etc etc), e que como tal, gajo nenhum me quereria trocar.
Depois comecei a pensar que era uma espécie de projecção (se a mim nunca me passou pela cabeça traição de espécie nenhuma, aos outros decerto que também não passa). Mas houve um dia em que de facto acarinhei a ideia de uma pequena facada no matrimónio, e até comecei a adoptar a frase "não meto as mãos no fogo por mim, quanto mais pelos outros", mas nem assim o ciúme me atacou.
Também me passou pela cabeça por instantes uma teoria em que eu sou tão boa que sou deus e como tal tenho de deixar espaço ao livre arbítrio.
Mas na verdade, acho que o que explica a minha falta de ciúmes é uma mistura de "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" com empatia. Porque o dia em que homem meu me fizesse uma cena de ciúmes por eu ter amigos, morar com homens, ir para os copos sozinha, olhar para o brad pitt com um ar lambão, era o dia em que esse homem levava um pontapé no rabo. Além disso, como posso eu mostrar ciúmes por coisas que eu acho normais, mandar vir por fazerem coisas que eu também gosto de fazer, mostrar incompreensão e intransigência perante coisas que eu compreendo e com as quais me identifico?

Parvoíces de quem não se conhece.

referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com