12.2.07

Odeio rótulos!

Sou distraída, sempre fui distraída desde que me lembro de ser gente. Na escola andava sempre com a cabeça na lua mas assimilava tudo o que a professora, para quem não estava a olhar, dizia para a atenta turma. Quando chegava a casa nunca mais me lembrava dos deveres. Nunca mais. Atirava a pasta para um qualquer canto do quarto e ia andar de bicicleta, ver as flores, ouvir os pássaros, trepar às árvores, andar de escorrega, baloiço, balancé, brincar na areia, jogar à bola, brincar aos polícias e ladrões, jogar às escondidas, brincar com as bonecas... qualquer coisa que me distraísse depois da escola. Nunca mais me lembrava dos trabalhos de casa até ao dia seguinte na escola quando a professora perguntava pelos mesmos. Levava três reguadas por não ter feito, e estava o caso arrumado. Ou estaria não fosse a mulher desatar a rotular-me.

No final de cada trimestre as professoras antigamente (não sei se a vocês também acontecia), enviavam uma avaliação que os pais tinham de assinar. Lembro-me sempre destas palavras “A Psy* é muito preguiçosa!”. Rótulo colocado trimestralmente. E os meus pais sempre a concordar.
Chegou a um ponto em que já não me esquecia dos deveres. Simplesmente optava por não fazer. Afinal de contas eu era preguiçosa, certo? Toda gente concordava. Se eu fizesse uma vez ninguém reparava, mas toda a gente reparava que eu não fazia. Toda a gente me rotulava como preguiçosa. Disso já não me livrava. Se assim era, mais valia tirar o proveito da situação e não perder tempo com deveres, tempo precioso para aproveitar o sol e brincar. Assim como assim as reguadas eram só três e, se fizesse os deveres e errasse, teria tantas reguadas quanto o número de erros no papel... mais valia ir pelo certo do que pelo incerto.

Por isto odeio ouvir pais a rotularem os seus filhos. Odeio estar a passear e ouvir coisas do género: “és sempre a mesma coisa nunca fazes nada bem!”... ouve-se tanta vez. Será que estes pais se apercebem do mal que estão a fazer aos seus futuros adolescentes e adultos?

Resumindo este post: Odeio rótulos!

*Obviamente o nome aqui foi alterado


referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com