25.6.06

a formação de um homem

Mãe, ajudas-me a arrumar isto?
Desculpa, filho, estou muito cansada...
Obrigadinha!!
...
Sabes quando a mãe te pede ajuda e tu recusas? Também fico chateada.
Tens que te habituar a fazer mais coisas, assim não pode ser. Está na altura de aprenderes a preparar umas refeições, uns trabalhos domésticos. E nada de pedir o lanche, tens que ser tu a prepará-lo.
Mas isso eu já sei fazer. Tento não fazer porque não gosto.
(breve prelecção sobre a vida, as obrigações, o hábito e a facilidade que tornam menos duros os afazeres, a necessidade de aprendizagem para a vida futura, etc.)
Queres ser um menino da mamã quando chegares aos dezoito anos?
Ha ha, não, até aos vinte e seis... (será mero acaso ter escolhido a idade em que o tive?)
Mas não pode ser. Independentemente de viveres comigo, tens que aprender a ser um homem. E um homem tem que saber fazer o essencial, em casa. Olha, tens que ser capaz, por exemplo, de preparar uma refeição para o teu filho.
(silêncio.)
Tens razão.
Agora estou a ajudar-te, vês?
Sim, obrigado.
Então e a partir de agora, quando a mãe te pedir ajuda, vais pensar duas vezes antes de responder que não?
Vou.
(fixe.)
Aliás, até vou pensar três vezes... Para encontrar uma resposta convincente para te dar!

referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com