1.11.05

Antes isso!

Não nos pode passar ao lado o facto de que enquanto em Portugal se discute a idade e os poderes do futuro candidato presidencial numa eleição que já toda a gente sabe quem vai ganhar, em Espanha discute-se o futuro da pequena infanta Leonor que nasceu ontem e cujo nome é uma homenagem a outras rainhas de Espanha e também de Portugal.

É um nascimento carregado de simbolismo e não é só pelos olhos da princesinha que serão tão lindos quanto todos os olhos de qualquer bebé recém-nascido porque carregam em si uma vida acabada de começar e uma esperança num futuro pleno e com vastas implicações históricas. Eu não sou monarquista (muito longe disso mesmo!) mas aceito e tolero qualquer regime porque qualquer um tem vantagens e desvantagens e apesar de certas casas reais europeias estarem pejadas de tolos em que se notam os efeitos da consanguinidade permanente, a casa real espanhola tem sempre primado pela discrição e seriedade afastando-se e evitando certos escândalos que tanto agradam noutras terras.

O Rei Juan Carlos é um homem muitíssimo educado e culto e respeitador das tradições que tem sabido gerir um país altamente complexo e muitas vezes internamente dividido feito de uma amálgama de culturas e gentes tão divergentes entre si que às vezes nos esquecemos que pertencem todos ao mesmo país.

Quero com esta conversa toda apenas apontar o facto de que os espanhóis ponderam neste momento alterar a sua constituição para que a pequena Leonor possa um dia vir a ser rainha do seu país mesmo que os seus pais venham a ter um bebé do sexo masculino. É importante porque marca a abertura de espírito e tolerância que se vive neste momento no país vizinho. E sim marca também o avanço que os espanhóis levam em relação ao tratamento não discriminatório das mulheres. As espanholas são neste momento genericamente assertivas e altamente produtivas. Não se calam e fazem valer os seus direitos. Presto-lhes daqui a minha sentida homenagem e também os meus votos de que a esperança agora depositada na pequena infanta que talvez venha um dia a ser rainha se concretize no futuro.

referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com